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Série sobre Compliance

Etapa 2: Diagnóstico

Após a primeira fase de reconhecimento e curadoria de Princípios e valores da empresa, seguimos na etapa do diagnóstico. Para que haja efetividade das boas práticas no mundo corporativo, relevante a elaboração e efetividade de um robusto Programa de Compliance, cujos passos para implementação são didaticamente divididos para melhor aplicabilidade.

O primeiro passo de caráter mais técnico é o diagnóstico da empresa em sua totalidade, ou seja, há que se analisar o porte da sociedade, mapear a estrutura de Governança Corporativa, identificar o mercado de atuação, detalhar a estratégia comercial, verificar a existência de interface com o Poder Público, examinar os níveis de controle interno, analisar o histórico de contingências e conferir a estrutura regulatória.

O mapeamento integral do negócio gera um maior conhecimento acerca dos riscos, identificando os eventos em potencial que podem impactar negativamente a empresa, traz consciência das medidas necessárias e é capaz de promover o início de uma mudança de cultura, muitas vezes indispensável para o crescimento do empreendimento.

Ultrapassada essa fase, inicia-se uma outra e que será tema do nosso próximo artigo dessa série.

Marina Didier

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