Return to site
Return to site

Série sobre Compliance

3a etapa: início da implantação. Linhas de defesa

Realizado o diagnóstico e mapeamento da empresa em todos os seus aspectos, assunto abordado no artigo anterior da série, é hora de passar para a implantação do Programa de Compliance. Antes, todavia, é importante mencionar a importância da atuação através de três linhas de defesa. Vejamos:

A 1ª linha de defesa tem o condão de proteger a Operação do Negócio e atua diretamente sobre o risco, razão pelo qual devem ser implementadas ações corretivas para gerenciar os riscos identificados no diagnóstico. Essa atitude mantém controles internos eficazes e conduz procedimentos de riscos e controles periodicamente.

Já a 2ª linha de defesa é responsável pela Supervisão dos Riscos, na qual são definidas e monitoradas a implantação das ações corretivas para o gerenciamento dos riscos, além de supervisionar a compatibilidade com leis e regulamentos aplicáveis, garantindo ainda que a 1ª linha de defesa opere conforme delineado.

Por fim, temos a 3º linha de defesa que se traduz na Avaliação dos Riscos. Nesta atividade são avaliadas a eficácia da governança, a gestão de riscos e compliance de forma mais objetiva e vasta, bem como audita-se as outras linhas de defesa de forma independente e autônoma, normalmente observando as normas internacionais de auditoria.

Marina Didier

Subscribe
Previous
Série sobre Planejamento
Next
O retrato atual e a importância da sucessão nas empresas...
 Return to site
Cancel
All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK