Dando continuidade à nossa série acerca da importância da criação de um programa de compliance, com a implantação de uma cultura de boas práticas reais, baseada em valores sólidos e na construção de relacionamentos de longo prazo, indispensável à manutenção de empresas familiares ao longo dos anos, além de lhe agregar valor de mercado.
Assim, um dos grandes desafios atuais do empresariado familiar, é o de criar ferramentas com foco nas pessoas, capazes de cumprir o desenvolvimento de cultura organizacional sob o comando de gestores conscientes, impulsionando o comportamento ético e engajamento do time.
O primeiro passo para tanto é realizar uma curadoria das bases da empresa através do diálogo entre os sócios, que pode ocorrer em reuniões previamente delineadas por facilitador(a). Quais são os princípios inegociáveis a serem observados? Qual é o DNA da empresa? A partir destes pilares, torna-se mais fácil e seguro construir uma cultura empresarial robusta, que para ser efetiva deverá estar refletida em todas as decisões do time, o que é conquistado através de uma comunicação clara e objetiva destes pilares.
Na próxima semana continuaremos com as etapas seguintes de construção de um programa de compliance.
Marina Didier