Com a entrada na nova década, empresas familiares continuam representando a maioria das empresas em operação no mundo, e as mudanças constantes nos contextos econômico, político e comportamental, convidam sucedidos e sucessores a um olhar mais profundo e analítico sobre as estratégias como sustentabilidade do negócio.
Embora os desafios externos sejam evidentes, tais como a instabilidade do ambiente econômico global, regulação, concorrência, estatisticamente a maior parte dos fatores que levam à quebra de empresas é de origem endógena. Em recente pesquisa conduzida pela PWC sobre Empresas Familiares , nota-se que as empresas familiares lideradas por planejadores estratégicos representam 42% das que registraram crescimento de dois dígitos em 2 anos (de 2016 a 2018).
Assim, temos que um planejamento estratégico baseado em valores sólidos, contemplando governança e compliance, diretrizes de sucessão, atrelado a metas e KPIs em performance e financeiros são a vitais para a sustentabilidade econômica de empresas familiares.
Para aqueles que se interessarem, em breve iniciaremos uma série de contribuições sobre o tema de planejamento.